Siguiendo a Warren Buffett

Viriatus Rick Lusitano @ Fundos a la carte: http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocios.pt/viewtopic.php?f=3&t=82630 (finanzas y inversiones, en Portugués y Español) :: y también en Caldeirao de Bolsa y Rankia

Multa de 900 millones de USD a Warren Buffett por olvido


Escrito 22 Aug

Warren Buffett pagou 900 milhões de dólares de coima por não notificar regulador

22 Agosto 2014, 15:36 por Jornal de Negócios | jng@negocios.pt

Desde 2012 que a Berkshire Hathaway entregou quatro notificações em atraso sobre operações em várias empresas ao regulador de mercado. Uma delas, chegou com três anos de atraso. O modelo de gestão da empresa colocado em causa.

É um dos homens mais ricos do mundo e nos mercados tem o toque de Midas: todas as acções em que toca transformam-se em ouro.

 

A sua empresa, a Berkshire Hathaway, gere um portefólio no valor de 107 mil milhões de dólares, mas esteve recentemente sob o escrutínio do departamento de justiça norte-americano.


É que a empresa de Buffett aumentou a sua participação no capital de uma empresa e esqueceu-se de notificar os reguladores, conforme exigido pelas leis da concorrência.

 

A Berkshire Hathaway aumentou a sua participação para 28% na empresa USG no final do ano passado. A operação ficou fechada por 325 milhões de dólares e as autoridades norte-americanas exigem que qualquer transacção acima de 283,6 milhões seja comunicado, o que não aconteceu.

 

Resultado? As autoridade aplicaram uma coima à empresa no valor de 896 milhões de dólares (675 milhões de euros). A multa já foi paga e o processo ficou encerrado.

 

"Este evento desencadeou a necessidade da Berkshire notificar o regulador e nós demoramo-nos a apercebermo-nos desse facto. Cometemos um erro", assumiu o investidor em comunicado.

 

Esta já não é a primeira vez que a empresa não avisa as autoridades sobre negócios. Ainda recentemente, a Berkshire assumiu que não tinha notificado um negócio feito com a quimíca Dow Chemical em 2008. A empresa devia ter feito um relatório a avisar que detinha mais de 5% da Dow Chemical, mas só o entregou após o prazo limite.

 

Mas há mais. Desde 2012 que a Berkshire Hathaway entregou quatro notificações em atraso sobre operações em várias outras empresas ao regulador de mercado, o Securities and Exchange Commission. Uma delas, chegou com três anos de atraso, avança a Bloomberg.

 

Estes episódios estão a colocar em questão a gestão do "Oráculo de Omaha". É que se as subsidiárias da sua empresa empregam mais de 300 mil trabalhadores, já na sede da sua empresa trabalham pouco mais de 20 pessoas.

 

"Muitas pessoas pensam que se tivessemos um processo com mais controlos poderíamos ter um melhor resultado", admitiu o vice-presidente da Berkshire Charles Munger, de 90 anos.

 

"Bem, a Berkshire não tem um grande processo montado. Nós raramente tinhamos uma auditoria interna até sermos obrigados. Tentamos operar apenas numa rede de confiança", afirmou.

 

O próprio vice-presidente da empresa entregou recentemente uma notificação em atraso, por uma empresa sua ter falhado a entrega de dois resultados semestrais e um anual por uma disputa com a sua antiga empresa de auditoria.

Jornal de Negócios - Warren Buffett pagou 900 milhões de dólares de coima por não notificar regulador (22 Agosto 2014, 15:36)

http://www.jornaldenegocios.pt/mercados/detalhe/warren_buffett_pagou_900_milhoes_de_dolares_de_multa_por_nao_notificar_regulador.html

 


También puede interesarte

Comentarios